Igreja Batista Conservadora – Canguçu/RS

Santa Ceia na Sede 01/10/2016

Dia: 01/10/2016 às 19h:30

Local: General Osório 1200

História da Igreja

A nossa história

A Igreja Batista Conservadora, em Canguçu, tem sua história ligada a uma visita feita por diversas pessoas de Canguçu à Igreja Batista Filadélfia de Pelotas. Do contato realizado com o Pr. Astrogildo Pacheco, ficou agendada uma visita a Canguçu, tendo como resultado o início do trabalho. Este acontecimento foi em 1938. Aberto o trabalho, os frutos já apareceram no ano seguinte (1939), quando então realizou-se o Primeiro Batismo, sendo oficiante o Missionário Carlos Sundebeck.

Entre os primeiros obreiros destacamos

O Evangelista Manoel Pereira dos Santos e o irmão José Wailler da Silva.

A organização da igreja ocorreu em 17 de março de 1940, com 23 membros, sendo recebidos, pelo batismo, naquela data, mais 18 irmãos.

O Primeiro Pastor foi o irmão Astrogildo Marques Pacheco, oriundo da Igreja Batista Filadélfia de Pelotas.

Fundação

Fizeram-se presentes ao ato de organização da igreja, o Missionário Carlos Sundebeck representando a Sociedade Missionária de Örebro, o Missionário Bertil Olansson da Igreja de Rio Grande, entre outros obreiros. No mesmo dia foi criado o Departamento de Escola Dominical, tendo como superintendente o Irmão Dirceu Oliveira, e sendo escolhidos 7 professores para atender as classes dos adultos, meninos e meninas.

A Primeira Diretoria da Igreja foi composta da seguinte forma:

    • Presidente – Pr. Astrogildo Marques Pacheco
    • Vice-Presidente – Gonçalino Britto
    • Tesoureiro – Germano Ziesemer
    • Vice-Tesoureiro – Antônio Francisco dos Reis
    • Secretário – José Wailler da Silva
    • Vice-Secretário – Darío Mota de Oliveira

É de destacar a importante participação de missionários da Sociedade Missionária de Örebro – Suécia, na evangelização de Canguçu, nos primeiros anos da igreja.

GALERIA DOS PASTORES

Durante todos estes anos, a Igreja esteve sob a direção de 11 pastores, que muito trabalharam para que esta obra se desenvolvesse segundo a vontade do Senhor Jesus.

Os Pastores, em ordem cronológica, foram:

 

1º – Pr. Astrogildo Pacheco

2º – Pr. Noé da Silva

3º – Pr. Aniceto Vera

Interino – Diácono Gonçalino Britto

4º – Pr. Pedro Mendes

Interino – Diácono Gonçalino Britto

5º – Pr. Anarolino Leão

6º – Pr. José Wailler da Silva

7º – Pr. Alvacyr Costa

8º – Pr. Paulo Arrieche

9º – Pr. Alvacyr Costa

10º – Pr. Gilberto Goularte Flores

11º – Pr. Dilmar Maciel Inácio

12º – Pr. Joel Lopes da Rosa – desde 1º de janeiro de 2002.

 

Entre eles destacamos

    • Carlos Sundebeck
    • Ranghebert Wilnerzon e esposa
    • Nils e Noemi Skore
    • Erik Jansson e esposa
    • Annie Lindlon
    • Karin Eriksson

Batismos

Os primeiros batismos atraíam muito público, e eram realizados no chamado “Jordão Canguçuense”, que localizava-se em área próxima ao local onde hoje se encontra a sede da AABB.

Localização do templo

Os cultos, primeiramente, eram realizados numa pequena peça situada na Rua General Osório, na entrada da cidade. Posteriormente, quando ainda era uma congregação, foi adquirido o local onde hoje se encontra o templo. Na época, era uma garagem, utilizada como oficina. A aquisição foi facilitada pelo proprietário, o Sr. Epaminondas Ribeiro mais conhecido como “Nondas”, que vendeu o imóvel a preço acessível,   aprox. 15 % do valor real. Assim, o trabalho adquiria uma sede própria para a realização dos cultos. Na época a frente da Igreja ficava para a Rua General Osório.

Construção e reformas

Posteriormente, foi realizada a construção do templo, ficando a igreja com entrada pela Rua Hipólito Ribeiro. Ao lado da Igreja havia algumas peças que serviam de residência para o obreiro. Passados alguns anos, procedeu-se à construção da Casa Pastoral, no lugar das peças existentes. Para isso, foi vendido um terreno situado na Av. Exército Nacional. Este fato foi no período do Pr. Paulo Arrieche. Em março de 1986, sob a administração do Pr. Alvacyr Costa, foi realizada a última reforma, sendo construído o 2º andar da Igreja, ficando o térreo como Salão.

Um fato memorável deu-se na área educacional, uma Escola Primária serviu, gratuitamente, durante vários anos à população de Canguçu. A escola foi organizada em 1° de março de 1942 pelo Pr. Astrogildo Pacheco, e tinha por nome Colégio São João Batista. Ele funcionava no próprio prédio da Igreja. Há pessoas de bem de nossa sociedade que receberam instrução nessa escola. Lamenta-se que suas atividades tenham cessado.

Após vários anos de trabalho da IBC em nossa cidade e com despertamento espiritual sob pastoreio do Pr. Dilmar Maciel a Igreja passou a viver um novo tempo. Além da expansão de ação da mesma tanto na área espiritual como social o Senhor nos contemplou com grandes bênçãos. A partir de Janeiro de 2002 passou assumir a liderança da Igreja o Pr. Joel Lopes da Rosa que estabelece com uma das suas metas junto com a Igreja a construção do novo templo sede, fato este que graças a maravilhosa mão de Deus foi realizada e teve sua inauguração no ano de 2010. Portanto destacamos que a história desta Igreja ainda continua sendo escrita e permanecera até a vinda gloriosa de Jesus Cristo. “… e sobre esta pedra edificarei minha igreja.” Mt. 16.18

Novo Templo na Rua General Osório

Templo atual, construído sob a gestão do Pr. Joel Lopes

Templo atual, construído sob a gestão do Pr. Joel Lopes

 

 

 

      

Antes                                                            e                                             Depois

 

 

9 comentários, comente também!

  1. Joao

    que Deus continue abencoando.. muitoo lindoo

  2. Joel Loes

    Que Deus abençoe poderosamente cada irmão que tem colaborado com este ministério durante o ano de 2012, esperamos contar convosco no ano vindouro e até a volta de Cristo Jesus. Façamos a nossa parte e Deus nos dara a vitória plena.

  3. André & taline

    Benção de Deus sabe como admiro teu trabalho, que o senhor continue prosperando teu ministério
    Que o senhor faça frutificar o trabalho e o esforço de todos vcs.
    Um grande abraço desse amigo e irmão em cristo. andré p de sousa

  4. Patricia Oliveira

    Parabéns pelo trabalho! Comecei na Igreja Batista junto com o Pr. Joel a 12 anos atrás, e tudo que ví foi um trabalho sério e honesto. A construção do novo templo é uma das promessas de Deus que ainda tem a se cumprir, como o momento em que a Igreja estiver lotada para adorar ao Seu nome. Quero estar aqui para ver e sei que irá demorar, pois Deus é fiel.
    Parabéns Igreja Batista, por conduzir tantas vidas ao Caminho.
    Parabéns Pr. Joel e família . Vocês são uma benção de Deus nesta cidade.

  5. Angélica

    Quando que nessa história a Igreja Batista Independente passou a ser Igreja Batista Conservadora?

    • Adm. IBC

      Olá. Todas as informações se encontram no Portal Batista. Graça e Paz

  6. Gabriel Tinoco Rocha

    Olá Igreja, meu nome é Gabriel Tinoco Rocha, tenho 24 anos, sou do Rio de Janeiro, não os conheço pessoalmente mais venho pedir que compartilhem com a Igreja para sempre que lembrarem orarem pela minha família (Família Tinoco), e por mim, para que eu tenha saúde e possa resistir as potestades e os dias maus na força do Senhor Jesus.

    Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.

    Mateus 11:12

    Gabriel Tinoco Rocha

    • Adm. IBC

      Paz do Senhor! Sinta-se a vontade para nos visitar! Abraços Graça e Paz

    • Adm. IBC

      Paz querido irmão..
      Como estás?
      Mande notícias. Deus te abençoe

Seja o primeiro a comentar

Código de Segurança *